Videos

Museu da Imagem e do Som , em São Paulo, é opção para quem quer mergulhar no mundo do audiovisual


Por: Gabriella Mezencio e Giovana Acorsi

Inaugurado em 1970, o Museu da Imagem e Som de São Paulo (MIS) conta com uma diversidade de exposições que acontecem durante o ano todo. Sua coleção possui cerca de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes.

O objetivo do museu é registrar e preservar o passado e o presente das manifestações ligadas às áreas de música, cinema, fotografia, artes gráficas e tudo que diz respeito à vida contemporânea brasileira.

O museu realiza exposições nacionais e internacionais, oferecendo uma grande variedade de programas culturais, com eventos em todas as áreas e para diferentes públicos.

História do MIS

Foi criado em 29 de maio de 1970, já vinculado à Secretaria de Estado e Cultura. A ideia na época era construir um museu que preservasse e produzisse a imagem e o som, conceito este que tomou forma após a inauguração do MIS do Rio de Janeiro, concebido pelo jornalista Carlos Lacerda. O governador de São Paulo na época, Abreu Sodré, incumbiu o jornalista Luiz Ernesto Kawall de organizar o similar paulista.

A primeira exposição do museu foi um memorial sobre a capital paulistana, por meio de fotografias da cidade, além de retratos de personalidades e anônimos, tendo também como resultado a edição de um catálogo – intitulado Memórias Paulistanas. As fotografias já mostravam a vocação do MIS para exposição de mídias ainda não totalmente consagradas pelas instituições tradicionais.

O museu, até hoje, mantém uma constante readequação de seus espaços. Sua programação busca aumentar o acesso aos bens culturais em sua pluralidade e criar novos olhares e releituras não apenas para obras de arte, mas também para o papel do museu na sociedade.

Algumas de suas exposições mais visitadas foram: Hitchcock – Bastidores do Suspense, Renato Russo – Exposição, Steve Jobs – o visionário entre outras. A próxima exposição que o museu receberá abordará como tecnologia e arte se uniram para ilustrar de forma contemporânea e artística as imagens poéticas das músicas da cantora islandesa Björk. A mostra acontecerá de 18 de junho a 18 de agosto.

O MIS recentemente fez uma exposição sobre quadrinhos (veja abaixo). A mostra apresenta a história das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, em ambientes temáticos e imersivos, e ocupa dois andares do museu.

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo – SP
Fone: (011) 2117-4777


Notícia Anterior
Próxima Notícia