Reportagens

Fonoaudiologia é a profissão mais promissora

Por Guilherme Sawaia

As profissões ligadas à tecnologia são consideradas, muitas vezes, como as mais promissoras, pelo grande crescimento da área nos últimos anos. Porém, as profissões relacionadas à saúde devem crescer ainda mais. De acordo com uma pesquisa do Department of Labor (Departamento de Trabalho) dos Estados Unidos, as profissões que terão maior procura, em alguns anos, serão nas áreas de saúde e bem-estar voltadas ao envelhecimento humano. Segundo levantamento do Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas Trabalhistas) – também americano -, entre as 40 profissões que mais vão crescer, que oferecem melhores salários e menos estresse, a fonoaudiologia foi considerada uma das mais promissoras, e deve ter impulso de 34% até o início da próxima década.

O crescimento na fonoaudiologia está baseado no aumento dos problemas de audição entre os jovens, pelo excesso no uso de fones de ouvido em alto volume, além do envelhecimento saudável, já que o fonoaudiólogo trata e previne infecções de ouvido, exposição a ruídos intensos e alterações auditivas, que comprometem a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo. Problemas vocais também são citados na pesquisa como motivos para o crescimento da profissão.

fonoaudiologia_1

Fonoaudiologia será uma das profissões com menos estresse. Foto: Divulgação

Para a diretora do curso de fonoaudiologia da PUC-Campinas, Luciana Furtado Seacero Granja, a procura pela área ainda não registra crescimento. “A procura pelo curso de Fonoaudiologia, tem se mantido estável nos últimos anos, embora as pesquisas mostrem que é uma profissão de grande visibilidade para o futuro. Os campos de atuação são amplos, o que fornece ao aluno diversas possibilidades.”

A estudante de Fonoaudiologia, Rebeca Torezim, explica que escolheu o curso por afinidade e se anima com a previsão de crescimento da profissão. “Sempre gostei da área da saúde. Pesquisei mais sobre a fonoaudiologia e me encantei pela profissão. A princípio não havia pensado no crescimento da fonoaudiologia, mas depois fiquei empolgada, sei que vou ter um bom retorno”.

Mais procurados

De acordo com o Ministério da Educação, o curso com maior número de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano foi administração com 295.799 mil candidatos, seguido de direito (254.217), pedagogia (231.243), medicina (229.771) e educação física (180.430).

Fonoaudiologia não aparece entre os cursos mais escolhidos no Sisu. Crédito: Guilherme Sawaia

Editado por Izabela Eid


Veja mais matéria sobre Reportagens

Detergente é o vilão no Tietê


Lixo doméstico é responsável por 85% da degradação do rio


Lavagem com água reduz resíduos nos alimentos


Hortaliça mais popular na mesa dos brasileiros pode ter resíduos eliminados apenas com lavagem


A moda consciente que desacelera o guarda-roupa


Você sabia que por trás de cada roupa há uma história? Conheça o Slow Fashion


Boas ações cotidianas ganham destaque na mídia


Atitudes como a do jogador Rodrigo Caio ganham destaque em discussão sobre ética


A tendência slow na alimentação


Redação Digitais Por Ana Luísa Tomba e Júlia Groppo            


Brechós virtuais atraem jovens na hora das compras


Redação Digitais Por Caroline Herculano e Raíssa Acácio No Brasil existem 14.590 empresas que vendem



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Mais Acessadas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.