Destaque

‘Um retrocesso’, diz especialista sobre fala de ministro

O psicólogo escolar Rinaldo Voltolini lamentou que Milton Ribeiro queira segregar ensino para autistas

Por: Aline Nascimento e Laura Nardi

“Esse projeto representa um retrocesso na educação inclusiva”, criticou o pesquisador da USP Rinaldo Voltolini, especialista em psicologia escolar, ao comentar declarações do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que recentemente defendeu a criação de turmas ou escolas exclusivas para estudantes com deficiência cognitiva. De acordo com Voltolini – que falou ontem (27) em seminário promovido pela Fapesp para debater o atual estágio das pesquisas brasileiras sobre autismo – a escola não é apenas um espaço de aprendizagem formal, mas sobretudo “um potencializador de laços sociais”, atributo que considera fundamental para as políticas inclusivas.

Com a intenção de promover um olhar multidisciplinar sobre a condição do Transtorno de Espectro Autista (TEA), que atinge uma a cada 160 pessoas – no Brasil e no mundo – o evento promovido pela Fapesp contou também com a participação da psicóloga Cristiane Silvestre de Paula, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie; da geneticista Maria Rita Passos Bueno, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP); e da bióloga Patrícia Beltrão Braga, professorado Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP). Com apoio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o seminário, promovido de forma remota, foi ao ar no canal da Alesp no Youtube.

Rinaldo Voltolini, pesquisador em psicologia escolar: “A escola é um potencializador de laços sociais” (Imagem: YouTube)

Voltolini lembrou que, no Brasil, segundo os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, independentemente de qualquer traço que necessite de atendimento especializado, toda criança deve ser matriculada na escola regular. Porém, segundo ele, a aposta maior da inclusão não está na garantia dessa matrícula universal, mas sim na circulação social desses jovens. Sendo a escola um lugar de contato e troca comunitária, ela funciona como arma intensificadora no desenvolvimento da criança, assegurou o pesquisador.

“Os grupos mix, que põem em contato crianças autistas com crianças neurotípicas [que não possuem o transtorno], propiciam uma abertura, com impacto positivo sobre o desenvolvimento do portador do transtorno”, rebateu o estudioso, assegurando que o convívio não apenas beneficia autistas, mas a sociedade de forma geral, pois é levada a aprender a conviver com as diferenças.

Em sua palestra, Voltolini disse ser necessário promover adequações na formação dos próprios professores, de forma a que saibam atender às necessidades do grupo autista, a quem se deve assegurar propostas pedagógicas de ensino para o efetivo aprendizado. Um estudo feito por ele e sua equipe de pesquisadores evidenciou que o método de caráter processual – do qual parte-se de uma experiência concreta para a posterior teorização – tem melhores condições de aproveitamento para os estudantes autistas.

Ainda no tocante a técnicas que expandam a capacidade de aprender dos portadores de TEA, a professora da pós-graduação em distúrbios do desenvolvimento Cristiane Silvestre de Paula, da Universidade Mackenzie, e pesquisadora do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, disse que mais de 50% das crianças autistas têm problemas atencionais que costumam prejudicar seu aprendizado.

Em função disso, a docente vem participando do desenvolvimento de um programa de treinamento computadorizado, denominado Computerized Progressive Attentional Training (CPAT), que visa exercitar as habilidades de atenção de crianças autistas com idades entre 8 e 14 anos por meio jogos lúdicos. Em sua pesquisa, 26 autistas participaram de 16 sessões de 45 minutos, com metade delas instruída no sistema CPAT, e a outra não. Após o treinamento, o grupo que utilizou o sistema CPAT apresentou melhoras significativas em relação à escrita, leitura e matemática, enquanto o outro grupo de crianças não apresentou evidência de evolução.

A pesquisadora Cristiane Silvestre de Paula, da Unifesp e Mackenzie, desenvolve jogo melhor fixar a atenção de autistas (Imagem: YouTube)

“Mesmo com uma amostra pequena, o CPAT se mostrou eficaz para o desempenho acadêmico”, comemorou a professora, antecipando que “os próximos passos visam a adaptação do CPAT nas escolas, visando atender quaisquer crianças que tenham alguma dificuldade de atenção”. A docente disse ainda que, em paralelo à escola, os pais e responsáveis por crianças autistas poderão ser treinados para prosseguir com a aplicação do sistema em suas residências, após o período de aulas.

Na biociência – segundo informou a professora Maria Rita Passos Bueno – já está documentado que fatores genéticos são determinantes na formação do espectro autista, além de alguns fatores ambientais ainda não claramente definidos, como a ingestão de drogas durante a gestação. Com esse conhecimento, essa professora e pesquisadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP, através de uma pesquisa com testes moleculares, vem buscando encontrar novas estratégias para diagnosticar o autismo, bem como descobrir as causas que levaram o portador a desenvolver o distúrbio.

Responsável pelo desenvolvimento de um projeto denominado “Fada do Dente” – que coletou 400 amostras de dentes de leite de pacientes autistas – a professora Patrícia Beltrão Braga disse que o estudo visa “compreender os mecanismos biológicos por trás do autismo”. Para tanto, os pesquisadores utilizaram-se de material retirado da polpa do dente de leite de autistas com grau severo e, a partir de então, buscam entender o sistema neurológico do TEA. A pesquisadora disse que, através do estudo já concluído, observou-se que os neurônios dos portadores do espectro realizam menos sinapses químicas, além de apresentarem neuroinflamação ocasionada pela produção excessiva da proteína citocina IL-6.

Aqui, acesso ao seminário “Ciência e Autismo”, da Fapesp.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Fernanda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Lago do Major garante lazer e diferentes atividades a população de Atibaia


Local une o descanso a vida ativa através de um cenário verde e diversificado Por:


Bazar Sobrapar oferece amplo acervo de itens seminovos e usados


Ao mesmo tempo que garantem peças únicas por preços baixos, os consumidores colaboram com o


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Feira noturna oferece diversidade gastronômica e música ao vivo 


Localizada no Parque Via Norte, em Campinas, à feira noturna reúne diversos tipos de barracas 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.